sexta-feira, 3 de outubro de 2008

PELOS PÚBICOS




Os pêlos púbicos são pêlos grossos localizados na região frontal da pelve, acima e à volta dos órgãos sexuais masculino e feminino. No sexo feminino a região onde ocorre é denominada de monte de Vênus, monte por ser mais elevado devido ao osso púbico.
Sua função primordial na espécie humana pode ter sido a proteção dos órgãos sexuais contra o frio. Uma função secundária, observada em alguns estudos, é o estímulo pelo atrito durante o acto sexual. A espécie humana é dotada de uma capacidade raramente detectada em mamíferos de sentir prazer em relações sexuais, e atribui-se a isso o sucesso reprodutivo dos humanos sobre outras espécies do mesmo porte, e os pêlos púbicos podem ter exercido influência positiva nesse aspecto.

Alguns grupos étnicos possuem por característica a ausência destes pêlos na maioria dos indivíduos. Em certas culturas, os pêlos são mal vistos, e têm seu crescimento controlado ou mesmo erradicado. É comum as mulheres depilarem a região com cera quente ou até mesmo rasparem com lâminas. Alguns homens também se utilizam dessas técnicas de retirar os pêlos. Em algumas sociedades, os pêlos são vistos como um potencial atractivo visual no acto sexual, e recebem tratamento estético especial, sendo cortados de formas e estilos extravagantes, ou mesmo tingidos com cores aberrantes.
Um abraço, Helena.

Sem comentários: