sexta-feira, 3 de outubro de 2008

DEPILAÇÃO A LASER SIM OU NÃO

O laser pode ser um drama se mal utilizado:

A depilação de sobrancelhas requer cuidados redobrados, pois estão muito próximas dos olhos - protegidos com óculos especiais durante o procedimento. Como o pêlo é mais espesso e pigmentado do que os demais do rosto, os médicos usam o laser de diodo, indicado também para os pêlos na lateral da face.
. Microcasquinhas (imperceptíveis ao olhar e notadas apenas ao tocar a pele e ao longo da semana depois da depilação) são comuns. Mas as maiores configuram a má aplicação do laser.
. Peles morenas geralmente estão mais sujeitas a manchas do que as claras (embora haja casos em que a pigmentação é transitória, ou seja, desaparece em alguns meses). Em um ponto os médicos são taxativos: para garantir uma coloração homogêeia, é indispensável o uso de filtro solar (no mínimo 20), que deve ser reaplicado a cada hora e meia.
* Se você optou pela depilação a laser, resista ao uso de lamina, cera ou qualquer outro processo entre as sessões. Os médicos afirmam que o ideal é deixar os pêlos livres para crescer ou não e avaliar a eficácia do laser e a necessidade de novas aplicações.
Rubi
Acção: trabalha com um comprimento de onda altamente eficaz para identificar a melanina.
Indicação: pêlos escuros em peles muito claras.
Vantagem: seus resultados são bastante duradouros.
Desvantagens: sem diferenciar a melanina dos pêlos e da pele, pode provocar manchas.
Sessões: cinco ou seis.
Alexandrite
Acção: há dois tipos - as versões pulso longo e pulso curto. Para cada área do corpo, existe uma o indicação que torna um laser bem democrático.
Indicação: pêlos escuros ou castanhos em peles mais claras.
Vantagem: oferece grandes possibilidades quando o médico tem o absoluto domínio do aparelho.
Desvantagens: necessita de aplicações constantes.
Sessões: cinco ou seis.
Luz Intensa Pulsada
Acção: com um espectro de luz bem variado, não é classificado como laser, embora a onda remova pêlos entre três e seis meses.
Indicação: para todos os tipos de pêlo em peles claras.
Vantagem: deixa passar só o comprimento de onda desejada.
Desvantagens: pode provocar manchas e eczema em peles sensíveis. Precisa ser aplicado várias vezes. Não é considerado um método definitivo de depilação.
Sessões: entre oito e dez.
Nd:YAG
Acção: age sobre uma pasta de carbono aplicada na pele e que penetra no folículo de onde sai o pêlo. O material é aquecido pelo laser, provocando um choque que destrói os pêlos.
Indicação: pêlos claros e finos em peles claras.
Vantagem: age sobre os pêlos finos.
Desvantagens: nem sempre a pasta de carbono vai até a raiz do pêlo, o que impede a acção efectiva do laser. Exige mais sessões e em peles bronzeadas pode provocar manchas.
Sessões: entre oito e dez.
Diodo (Light Sheer)
Acção: com uma ponteira gelada e uma onda de comprimento médio, encontra a melanina do pêlo com precisão, exterminando o fio rapidamente.
Indicação: pêlos escuros ou de coloração mediana em todos os tons de pele, inclusive as mais morenas e as negras.
Vantagem: sua ponteira quadrada de safira pode ser aplicada com uma alta concentração de energia porque consegue distinguir entre a melanina da pele e a melanina do pêlo, evitando queimaduras.
Desvantagens: é cerca de 50% mais caro que os outros métodos.
Sessões: entre seis e oito.

Desvantagens e perigos da Depilação a Laser.
A depilação a laser também tem algumas desvantagens: valor alto, risco de queimaduras e formação de manchas. “Até o momento não há relatos na literatura médica comprovando complicações graves de longo prazo. A única possível consequência é o de manchar a pele. Infecções podem ocorrer se o paciente manipular o local tratado com as unhas ou mãos não lavadas, ou ainda, não realizar acepsia prévia ao procedimento”.

Um abraço, Helena.

Sem comentários: